Andorinha - site novo

O verdadeiro papel do Vereador

Por Artigos24 FEV 2018 - 12h28min

Tenho observado os trabalhos da Câmara Municipal de Corumbá. Mesmo a distância. Afinal, o ‘Capital do Pantanal’ nos permite ampla visão dos fatos.

Salta aos olhos o trabalho dos senhores Edís. E daí a pergunta: Qual deve ser o verdadeiro papel de um vereador?

Alguns fazem marola sobre coisas que não podem resolver ou nem fazem parte do elenco de medidas pertinentes ao mandato. Outros passam o tempo fazendo referências eleitoreiras, votando títulos, entre outras firulas. Mas o verdadeiro papel de um vereador é a nobre fiscalização das contas, a cobrança de explicações e o cumprimento de medidas.

Nisso tenho notado a participação exemplar do vereador Luciano Costa (PT). Marca sob pressão. Respeitosa é bem verdade. Não precisa ganhar no grito. Basta não perder o foco da responsabilidade que tem perante o eleitor que confiou em sua capacidade.

Só nesta semana, Luciano cobrou do secretário de Educação a cópia de todos os contratos assinados na pasta. Quis ver de perto os diplomas dos professores de Educação Física contratados pela prefeitura. Solicitou ao secretário de Obras o estudo detalhado para a pavimentação asfáltica da Rua Quinze de Novembro, no trecho do Bairro Cristo Redentor, para o qual reiterou a necessidade de imediata ‘operação tapa Buraco’.

Tai o verdadeiro papel de um vereador. Fosse eleitor de Corumbá, Luciano Costa teria meu voto.

Falei e disse!

 

José Carlos Cataldi é jornalista, radialista e advogado. Foi fundador da CBN e consultor jurídico da Rádio Justiça do Supremo Tribunal Federal. É detentor da Ordem do Mérito Judiciário – grau de comendador; Atuou nas Empresas Globo, Radiobrás (Presidência da República); TV Rio/Record; Redes Manchete e Brasil de Televisão; foi 4 vezes Conselheiro Federal e Presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB. É debatedor convidado da Rádio Difusora de Pinda. Atua nos jornais São José dos Campos Diário, ‘O Regional’, ‘Fala Pindaa’, ‘Jornal Capital do Pantanal’, e, como comentarista e entrevistador na TV Setorial e na Rede Novo Tempo de Televisão.

E-mail: [email protected]

 

Deixe seu comentário

Leia Também

Uma janela para o futuro

Memória fraca

O verdadeiro papel do Vereador

Articulação

Lula já pode ser preso

Carlos Marun, ministro da Secretaria de Governo, em entrevista à Folha, no Palácio do Planalto.

Da ingerência à ingovernabilidade

Caminho da Vida