Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

Nos bastidores

27 maio 2018 - 10h07

Esse final de semana foi movimentado em Corumbá. A cidade foi palco de visitantes ilustres como os deputados federais Vander Loubet e Zeca do PT. Aliados das administrações os petistas estão sempre trazendo emendas de bancadas que ajudam no crescimento da cidade. E de quebra, não perdem nossos eventos. E não somente em épocas de campanhas, mas estes estão sempre no Pantanal porque gostam do povo corumbaense  pois a identificação é forte, ambos são de Porto Murtinho, cidades parecidas com a nossa, seja nos costumes ou na cultura. Que sejam sempre bem vindos ainda mais quando se trata de ajudar o nosso o prefeito, que não tem medido esforços para atender a população.

Paternidade

Outro  querido dos sul mato-grossenses que esteve em Corumbá foi o gestor da Caixa dos Servidores Assistenciais de Mato Grosso do Sul , o medico cardiologista Ricardo Ayache. Ele veio vistoriar os andamentos das obras do hospital da Cassems de Corumbá que seria entregue esse mês, caso não decidisse por ampliar o numero de leitos. Se fosse inaugurado seria com 25 leitos apenas, mas decidiu melhorar e entregar 50 leitos , mais uma unidade semi intensiva e delimitar área de mais de 400 metros quadrados para futuras instalações do CTI. Ricardo adiantou que vai fazer uma reunião com a associação medica local  e Unimed para decidir em consenso o nome do diretor do novo hospital. E disse também que preferiu inaugurar a obra após a eleição para ninguém usar o hospital como palanque eleitoral. Até porque, ele mesmo não é candidato a nada, disse que seu objetivo é melhorar a saúde em MS.

Prestigiando o festival

Além dos secretários de governo que andaram pela cidade nos últimos dias, o emedebista André Puccinelli também aportou na Capita do Pantanal. O pré candidato ao governo do estado nas próximas eleições veio costurar alianças, aglutinar aliados e conferir a popularidade percorrendo não somente o festival como a ação global realizada no sábado, no bairro Nova Corumbá (parte alta cidade). Foi bem recepcionado pelo povo que fez questão de tirar aquela ‘fotinha’ com o italiano. Pelo jeito as eleições vêm desenhando o perfil dos candidatos, através da postura de  seus assessores. Já dizia o velho ditado, “ diga com quem anda e direi quem tu és” . Plagiando o grande poeta português Eça de Queiroz que dizia, “ pássaro da mesma plumagem voam juntos” .

Habilidade

Admirável habilidade dos marqueteiros das campanhas em MS. Principalmente aqueles que sabem que a política é a arte de ‘ciscar para dentro’. Estes mandam diariamente agenda de seus candidatos e convidam todos, indistintamente, a participar dos eventos onde estarão seus candidatos, afinal, assessoria de imprensa é para isso. Comunicar os veículos, porque , não temos poderes sobrenaturais. Depois reclamam que não fomos cobrir determinados eventos. E como? Se não fomos chamados ou sequer comunicados? Nossos contatos, watss, e-mail estão no roda pé do site. Simples assim. Uma notinha é suficiente. Sempre admirei a assessoria do ex-senador petista Delcídio Amaral, porque , em todo seu mandato, nunca houve um dia que não recebemos matérias sejam qualquer município de MS.

Isenção

Com relação às divulgações em período eleitoral a justiça é clara. O mesmo espaço para todos os candidatos.  Todos que nos convidarem estaremos entrevistando gratuitamente. Quanto a agenda dos candidatos , também estaremos divulgando todo material que recebermos através do e-mail [email protected] O Capital do Pantanal está no ar há 15 anos e sempre mantendo os princípios do bom jornalismo pautados na ética  e nos três pilares da informação de credibilidade: Concisão, precisão e imparcialidade.

Redes Sociais e eleições

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet, 58% dos brasileiros estão conectados à internet. De acordo com a Pesquisa Brasileira de Mídia , realizada pelo Ibope a pedido do governo federal, metade dos pesquisados afirmou se informar pela internet. O meio é o segundo mais popular para a busca de notícias, ficando atrás apenas da TV, mencionada por 89% dos entrevistados. A principal rede social usada pelos brasileiros, o Whatsapp, informou em maio deste ano ter cerca de 120 milhões de usuários no Brasil.

Legislação

No dia 17 de Outubro de 2017 o portal do Governo Federal  postou informações sobre a reforma eleitoral, aprovada no Congresso Nacional e sancionada  pelo presidente Michel Temer. A lei traz mudanças importantes nas campanhas realizadas nos meios de comunicação. Uma delas é a liberação parcial de propaganda paga na internet.

Conforme a reforma, é “vedada a veiculação de qualquer propaganda paga na internet, excetuado o impulsionamento de conteúdos”. Essa alternativa é permitida apenas quando o autor for identificado e se o serviço for contratado por partidos, coligações, candidatos e representantes. O uso deste recurso, contudo, não pode ser feito em dia de votação.

Ainda de acordo com o texto, é proibido usar ferramentas que não aquelas disponibilizadas pelo provedor “para alterar o teor ou a repercussão de propaganda eleitoral, tanto própria quanto de terceiros”.

 

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescência violenta
Carnaval de Corumbá: RJ e SP agradecem
E por falar em carnaval...
Alinhavo
Burburinho