Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

Comprando sonhos

30 julho 2016 - 07h29

Desde cedo a gente aprende, através da sabedoria dos pais, a não contar com o ovo no “ C” da galinha. Principalmente em épocas eleitorais. Diz a lenda que todo cuidado ´´e pouco, porque se a mentira não alcança  a adolescência, como certas pessoas continuam ostentando o que não são?



 Pior lançam pesquisas falsas para confundir a cabeça do eleitor. E a gente sabe que pesquisa não elege ninguém. Me lembro de uma campanha em nosso Estado, que prova isso que estou falando. Foi na primeira disputa do Senador Delcídio para o senado quando concorreu contra, simplesmente o homem que mais fez por MS, Pedrossian. 



O petista apoiado pelo amigo, na época governador, não conseguia bater no Ibope o candidato adversário, que em todas as pesquisas aparecia em primeiro lugar com ampla vantagem. E olha que o homem de Miranda não gastou nada nas eleições. Era voto de gratidão. O tipo de voto que não se compra. Felizes com resultados da campanha, dormiram Pedrossian e acordaram com Delcidio eleito. Como explicar este milagre?



A gente sabe ne? A mala preta que corre na madrugada, véspera do dia 2 de Outubro, faz chover no sertão. Tem político que não faz campanha , não vai às ruas, não conhece o eleitor e vence as eleições comprando votos. Todo mundo sabe disso. Não estou inventando nenhuma mentira, e as listinhas já estão correndo a ‘boca miuda’ em Corumbá. Tem candidato que já sabe até quanto voto vai ter, em tese, porque as coisas mudaram.



O eleitor inocente de ontem que vendia o voto e cumpria com o ‘acordo’ escuso, não é o mesmo desiludido de  hoje. Depois dos últimos escanda-los e mentiras por parte de alguns legisladores, as ‘raposas’ caíram em descredito e o povo clama por gente nova. Pessoas de bem. Dar uma oportunidade para si mesmo, por acreditar que ainda existem pessoas bem-intencionadas.



Dizem que tem candidato entrando subindo e descendo  morro, pagando roupas para time de futebol, formatura, sacolão e outras cositas más, entretanto, o povo não vai eleger. Porque sabe que o cidadão que está comprando votos não tem argumentos nem moral para conseguir vencer uma disputa na base do argumento ou no campo das ideias e projetos. Tem gente que não sabe nem a cor da bandeira nacional e acha que vai vencer eleição porque tem dinheiro.



As coisas mudaram. O Brasil que tentou tirar o poder de Dilma Roussef é o mesmo Brasil que a elegeu. Como entender isso? Simples e elementar meu caro amigo: O povo cansou de ser usado e descobriu que unidos são fortes e contra força não há resistência.



Legenda da Foto




" O Analfabeto Político

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais" . (Bertolt Brecht )



 



Fonte: Gesiane Medeiros


Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescência violenta
Carnaval de Corumbá: RJ e SP agradecem
E por falar em carnaval...
Alinhavo
Burburinho