Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
COLUNA

Entrelinhas

Sylma Lima

A mesma ladainha

03 fevereiro 2016 - 14h20
Um pouco tarde esparramar que Corumbá tem casos confirmados de HN1, como existe em todo Estado de MS. Ano passado foi a mesma ladainha com o intuito de acabar com o carnaval. Dessa vez os boatos maldosos lançados, sem nenhum dado oficial, via redes sociais, não adiantou, porque os hotéis estão lotados, camarotes vendidos, o comercio faturando alto. 

Prevenção

A secretaria de saúde está vacinando toda a população de Corumbá e não somente os grupos de risco. Domingo agentes de saúde percorreram a feira livre e todos que quiseram tomaram a dose da vacina. É preciso se mexer. Ir à luta. Vai tomar a vacina e para de reclamar. Cada um tem que fazer a sua parte. E aproveitando a deixa, limpe quintais e use repelentes porque não é so H1N1 que assusta, mas dengue Chikungunha e zica vírus. Cruz credo. 

129_2950-liberatiDesabafo

Irritado com tanta mentira o presidente do hospital de Corumbá Cristiano Xavier usou as redes sociais para desabafar. Nada mais justo, porque foi ali que começaram os boatos.  Confiram na integra o que disse o médico a respeito das pessoas que estão no isolamento do hospital suspeitas de terem contraído o vírus da gripe HN1:

“ Ao contrário do que algumas pessoas estão falando a Santa Casa de Corumbá está adotando todos os cuidados e protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde em relação aos casos suspeitos de H1N1 na cidade. Hoje temos 14 pacientes com suspeita de Gripe A. São casos que ainda estão sendo investigados e que portanto não estão confirmados como H1N1. Até o momento temos apenas um caso confirmado. Dentre as medidas adotadas pela direção do Hospital, da qual faço parte, está a destinação de uma enfermaria específica para o atendimento desses pacientes. Um local amplo, arejado e com as condições adequadas para o atendimento dessas pessoas. Ninguém está "amontoado", como alguns profissionais insistem em dizer. Quero aproveitar para esclarecer que a Santa Casa de Corumbá não faz política com a saúde da população e que o nosso intuito é o de fazer sempre o melhor em tratamento de saúde para aqueles que nos procuram. É inadmissível que alguns poucos profissionais, especialmente da área de saúde e conhecedores dos protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde, por motivos políticos façam uma campanha de modo a estimular o pânico na população. Reafirmo que existem sim casos suspeitos de Gripe A, porém todos estão sendo investigados e mesmo sem comprovação da doença estão sendo tratados com todo o cuidado que merecem” . Foi marcada para a manhã desta quinta-feira, 04, uma coletiva com a imprensa, no gabinete do prefeito Paulo Duarte, com a presença da secretária de saúde para falar sobre o assunto.

Moderação

Não devemos esquecer de fazer a nossa parte. Endemias existem em todo lugar do mundo. O nosso papel é nos proteger e evitar contato com pessoas doentes…O resto é falácia...Simbora que começou o melhor o carnaval de todos os tempos...Com ou sem chuva...

Deixe seu Comentário

Leia Também

Adolescência violenta
Carnaval de Corumbá: RJ e SP agradecem
E por falar em carnaval...
Alinhavo
Burburinho