Governo - Segurança

8 dicas para manter a casa segura para as crianças

Por Artigos04 MAI 2017 - 10h25min

Com crianças pequenas dentro de casa os cuidados com a segurança devem ser redobrados. Reunimos abaixo dez dicas essenciais para manter o ambiente seguro para todas as idades.

Gás

O botijão de gás deve ser instalado do lado de fora da casa. Além disso, é necessário que ele não fique ao fácil alcance das crianças, evitando que elas mexam na válvula de segurança ou na mangueira. No caso de gás encanado, sempre mantenha o registro fechado e longe dos pequenos. Os fogões com válvulas de gás que trazem dispositivo de segurança são mais eficazes.

Fogão

Sempre prefira utilizar os queimadores da parte de trás do fogão, e nunca deixe os cabos das panelas virados para a parte de fora, pois caso a criança esbarre ou mexa, o conteúdo quente pode cair sobre ela. Ao utilizar o forno, sempre se mantenha próximo até que a receita esteja finalizada, evitando que os pequenos coloquem a mão sobre o vidro quente ou mesmo abram a porta e toquem as formas e refratários ferventes.

Objetos pequenos e/ou cortantes

Facas, tesouras, itens pontiagudos, cortantes e objetos de louça ou vidro, bem como pequenas peças que podem ser engolidas ou aspiradas: tudo isso deve ser mantido bem longe do alcance! Todavia, sempre reforce o que pode ou não pode ser manuseado, para que a criança vá aprendendo o que oferece risco ou não.

Prateleiras / cortinas

Cortinas e prateleiras devem receber atenção total, pois as crianças podem querer se pendurar ou escalar, e as quedas podem ser perigosas.

Janelas / varandas

Essencial que essas partes da casa estejam equipadas com grades ou redes bem fortes, que sejam bastante resistentes.

Fios

Fios oferecem riscos de choque e até mesmo de enforcamento. Muitíssimo cuidado! Mantenha todos adequadamente enrolados nos eletrodomésticos, e preferencialmente fora do alcance da visão sempre que for possível.

Medicamentos / inseticidas / produtos de limpeza

Todos estes tipos de produto devem ser mantidos em locais seguros, com portas difíceis de abrir, e preferencialmente em locais mais altos, aos quais a criança não tenha fácil acesso.

Pisos e tapetes

Cuidado com pisos molhados ou escorregadios. Tapetes? Prefira sempre os que possuem o verso antiderrapante, pois os tapetes comuns podem causar escorregões com desfechos bem sérios.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Leia Também

O Poder Invisível

8 dicas para manter a casa segura para as crianças

Dicas essenciais para escolher o novo carro da família

O Admirável Mundo Novo da Delação Premiada

As 13 razões do Bullying

Eleições 2018

O que diria Getúlio Vargas?